domingo, 24 de agosto de 2008

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Eventualmente uma cerveja está lá no congelador geladinha, aí vamos com muita sede ao pote e quando abrimos ela instantaneamente se congela, quem nunca viu isso?

Pois bem, o estado líquido da cerveja numa temperatura em que, na verdade, ela deveria estar sólida é chamado de estado metaestável, ou estado de equilíbrio metaestável.

O estado de equilíbrio metaestável é comum ser observado em um material puro, ou fisicamente falando onde há ausência de pontos de nucleação do sistema.

Quê que é isso?

Dentro da garrafa de cerveja não há sujeirinhas, nem ranhuras no vidro que formem um ponto de nucleação do sistema, então você pode ir gelando e eventualmente ultrapassar o ponto de solidificação da cerveja, e ainda assim ela continua líquida! No entanto quando abrimos a cerveja pertubamos o sistema que antes estava num estado sublime de equilíbrio e ela instantaneamente se congela. É como se ela tomasse um susto e pensasse: ôpa, era pra eu estar congelada nessa temperatura, vou me congelar… E aí pimba, ela se congela e agente fica triste. =D

É extremamente difícil de abrirmos e ela permanecer líquida, mas se você segurar ela com muito cuidado para não dar um choque térmico e abrir a tampa bem devargazinho, sem fazer muito barulho, e após isso escorrer ela na lateral do copo bem devagarzinho, pode ser possível saborear uma cerveja a -5ºC por exemplo.

Ou então, se você não conseguiu entender isso, me chame pra beber com você, farei de tudo pra não congelar.

Fonte.

Um comentário:

CLAUDIA LIMA disse...

Seja bem-vindo ao mundo louco dos blogueiros... Só cuidado pra não se viciar!! Bjus, Claudia.